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Mapas geográficos customizados com as informações específicas para cada cliente são uma ferramenta eficaz para definir táticas e estratégias de expansão, reposicionamento de pontos de venda, compreender a performance da concorrência ou até mesmo saber onde exatamente está o seu cliente, seja pessoa física ou jurídica.

Utilizando um equipamento de GPS (Global Positioning System), pesquisadores em campo conseguem mapear as coordenadas geográficas dos pontos de interesse do cliente. Por exemplo, operadoras de celular podem mapear seus pontos de venda e da concorrência; bancos podem mapear suas agências bancárias e de seus competidores; redes varejistas encontram a concentração de suas lojas e das demais redes; empresas de pesquisa conseguem mapear onde estão localizados os potenciais compradores do produto ou serviço dos seus clientes, dentre outras opções. Tais coordenadas geográficas são plotadas em mapas e cruzadas com informações macro-econômicas ou de interesse do cliente.

Na prática, que resultados se espera de um projeto de geomarketing?

As operadoras de celular, por exemplo, conseguirão ter um overview amplo do posicionamento dos seus pontos de vendas versus o da concorrência, identificando quem está melhor localizado nos pontos de maior fluxo de pessoas ou de maior concentração de empresas. Dentre outras medidas, o mapeamento geográfico poderá inclusive contribuir para traçar indicadores internos mais eficazmente, tais como a performance de vendas dos seus gerentes de área, afinal, metas devem ser estipuladas de acordo com a capacidade de  cada área e os projetos de Geomarketing têm por objetivo mostrar ao cliente quais áreas têm mais potencial de consumo e que, portanto, têm condições de receber metas comerciais mais agressivas em detrimento de outras localizadas em regiões menos privilegiadas.

Os estudos de market entry ou de teste de produto podem ser eficientemente incrementados pelo Geomarketing nos institutos de pesquisa de mercado. Ao entrevistar um respondente, o pesquisador poderá marcar o local que esta pessoa foi encontrada e aliar a essa informação os outros dados do questionário (idade, classe, renda, etc..). No final, será possível observar por mapas onde estão localizados os diferentes tipos de públicos, o que ajudará no direcionamento das campanhas publicitárias, que poderão ser desenvolvidas com foco específico para cada público, uma vez que já se sabe onde ele se encontra.

Veja abaixo um exemplo de análise de geomarketing:

Os projetos de Geomarketing têm infinitas possibilidades. Faça contato com nossa empresa, apresente a realidade do seu negócio. Proporemos soluções adequadas para atingir o resultado geo-estratégico que você busca.

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